CULTURA DE MAÇONARIA

                                                                                                                                                                                                                          Luiz Gonzaga da Rocha
Escola-maconaria

“Construir uma sociedade justa demanda esforço de todos os segmentos, principalmente das instituições que tem papel filantrópico, fraterno e educacional. Assim, o ato de preparar adequadamente pessoas que vão atuar como formadores nas diversas áreas do conhecimento assume um papel dos mais relevantes no mundo contemporâneo”. Palavras que nos inspira e servem de referencial inicial.

Estamos convencidos, e buscamos convencer, que a educação maçônica necessita evoluir para uma cultura de maçonaria ativa, desenvolvimentista e progressista, destinada não somente aos Maçons, atuais e futuros, mas atodos os cidadãos. Afinal, a sociedade brasileira haverá que ser a maior beneficiaria da politica educacional e cultural da Ordem Maçônica. E neste particular, não se pode afastar o propósito basilar de que a Maçonaria representa o progresso constante do ser humano das trevas para a luz e da ignorância para o conhecimento, portanto, não pode se afastar do esplendoroso ideal de transformar a sociedade pelo aperfeiçoamento dos costumes.

O nosso Irmão Antônio do Carmo Ferreira, Presidente da Associação Brasileira de Imprensa Maçônica (ABIM), expoente e fervoroso defensor dos marcos educacional e cultural maçônicos, pugnando, igualmente, pelo ensino fundamental de qualidade, fortalecimento do ensino médio e acessibilidade garantida ao ensino superior, escreveu dezenas de artigos proclamando o ensino e a educação como instrumentos capazes de universalizar a formação cultural de maçonaria e de vir a ser o centro de integração e de união dos Maçons no Brasil. Vejo-o, desta forma, como um Irmão (dentre inúmeros outros) identificado com o desenvolvimento de uma cultura de maçonaria nos moldes que defendemos em muitos dos nossos escritos e que o Grande Oriente do Distrito Federal procurar consolidar na atual gestão do Grão-Mestre Lucas Francisco Galdeano e Reginaldo Gusmão de Albuquerque.

O Grande Oriente do Distrito em parceria coma Universidade Leya (Grupo UnyLeya) e sua associada, a Faculdade AVM Brasília, desenvolveram e oferecem aos Maçons e ao Público, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em História da Maçonaria, com o desiderato de valorizar os estudos maçônicos e especializar/capacitar pessoas para a universalização do conhecimento, ensino, pesquisa e cultura de maçonaria. A ideia de criar uma “Escola da Maçonaria” começa a tomar forma como “Semente do Futuro”. E o que nos parecia um “sonho distante”, parece começar a se concretizar.

maconaria

O Curso abre uma janela para que se possa olhar para a Maçonaria com outros olhos. Estruturado em unidades básicas independentes e carga horária de 520h/a, é o único no Brasil e inclusivo para os Maçons e à Sociedade Brasiliense. Com uma dinâmica própria, permite que o interessado possa ingressar em qualquer etapa ou unidade do Curso, e possa concluir o seu círculo formativo em doze meses, podendo optar, ainda, por uma das modalidades de ensino ofertadas: turma semipresencial, com aulas uma vez por semana e à distância (modalidade ofertada somente no Distrito Federal) ou totalmente à Distância (EAD), obtendo uma formação de alto nível com professores maçons experientes e devidamente qualificados.

Gostaria de concluir estas minhas palavras, afirmando que o sucesso e a possibilidade de vigência da iniciativa de ofertado Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em História da Maçonaria só se sustentará em suas bases, se puder contar com o interesse e a participação dos Maçons e das pessoas da sociedade. Quero, ainda, evidenciar que esta iniciativa do GODF e da UNYLEYA/AVM Brasília, se reveste de um caráter transcendental e que se configura em um momento histórico em que a sociedade bate à nossa porta em busca de auxílio, e nós não podemos nos omitir, mas para que possamos ajudar, e bem ajudar, precisa-sede preparo, e a preparação possa por uma estreita relação entre ensino, educação e cultura. A oportunidade que se apresenta é impar,seja para o desenvolvimento intelectual das pessoas, seja para o desenvolvimento da Ordem Maçônica, seja para o assentamento de bases sociais/culturais de um futuro de maior relevo para o nosso País.

Por fim, vale ressaltar que o Curso de Pós-Graduação em História da Maçonaria é uma aposta de baixo-risco no alvorecer de uma nova realidade de quem busca garantir um futuro próspero para si, para as novas gerações de maçons e para as pessoas, para todas as pessoas, quaisquer que sejam as suas origens e circunstâncias sociais, ou seja, um futuro próspero para todos aqueles que almejam se elevar a um plano mais alto da dignidade humana, do conhecimento e da compreensão da história e fundamentos da evolução da Ordem Maçônica no Mundo e no Brasil.

Creio que o que se faz em Brasília sejam reflexos dos raios de luzes que nos legaram desde muito, pessoas como Francisco de Assis Carvalho (Xico Trolha), José Castellani, Breno Trautwin, Oswaldo Ortega, Kurt Prober, Ambrósio Peters, Octacílio Schuler Sobrinho e A. R. Smith-Patier, dentre outros valorosos pensadores e construtores sociais da Ordem maçônicos que repousam à sombra das acácias.

E encerro com as mesmas palavras iniciais: “construir uma sociedade justa demanda esforço de todos os segmentos, principalmente das instituições que tem papel filantrópico, fraterno e educacional. Assim, o ato de preparar adequadamente pessoas que vão atuar como formadores nas diversas áreas do conhecimento assume um papel dos mais relevantes no mundo contemporâneo”.
                                                                                                                                                                                                                               Brasília/DF-Abril 2016.28

Comentários

 logo-esoteric-mundi

Agenda

Dezembro 2017
D S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

Contador de Acessos

Brasília

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

Facebook

Desenvolvimento, Hospedagem e Manutencao por IBS WEB .'.