DISCURSO DE POSSE AO VENERALATO 2019/2021

Por Fábio Trinca

DISCURSO DE POSSE AO VENERALATO 2019-2021

Irmãos Primeiro e segundo Vigilantes;

Eminente Grão Mestre do GODF Ir∴ Lucas Francisco Galdeano, em nome de quem saúdo as autoridades da Obediência Distrital;

Eminente Presidente da Assembleia Distrital Legislativa, Ir∴ Osvaldo Joaquim de Souza, na pessoa de quem saúdo todo o legislativo do GODF;

Poderoso Grande Secretário Adjunto de Relações Internacionais do GOB, Ir∴ Cadmo Soares Gomes, em nome de quem saúdo todas as autoridades do Poder Central do GOB;

Poderoso Ir∴ José Mario dos Santos, Deputado da Assembleia Federal Legislativa, na pessoa de quem saúdo todo o legislativo federal do GOB;

Ilustre Presidente da Comissão Instaladora, Ir∴ Reginaldo Gusmão de Albuquerque em nome de que saúdo e agradeço a todos os membros da Comissão Instaladora, bem como aos Mestres Instalados;

Por dever de ofício, nossos ilustres visitantes serão saudados pelo nosso Ir∴ Orador.

Meus amados e queridos Irmãos Mestres, Companheiros e Aprendizes.

É com grande satisfação, e pela bondade, confiança e discernimento dos irmãos que estou sendo levado a conduzir os destinos desta Augusta Loja nos próximos dois anos.

Hoje, a palavra de Ordem é GRATIDÃO; gratidão pelas presenças ilustres de nosso Grão Mestre Distrital, dos Grãos Mestres Distritais diplomados, o titular e o adjunto, membros efetivos de nossa Loja e do representante do GOB Irmão Cadmo Soares Gomes. Hoje é um momento histórico e de extremo júbilo para nós meus queridos irmãos, nosso muito obrigado, por se fazerem presentes.

A história nos mostra que os homens passam, a Ordem permanece. E é dever daqueles que a dirigem repassá-la maior e mais engrandecida aos que vierem sucedê-los, sem usá-la para projeções pessoais ou finalidades outras a não ser a de procurar unir os Irmãos em torno dos ideais comuns de nossa Sublime Ordem. Assim tem se sucedido nesta Augusta Loja ao longo de seus 34 anos.

Ao longo dos meus 20 anos de iniciado, a se completar em agosto próximo pude compreender que o papel da Maçonaria no mundo de hoje é o de tornar melhor a humanidade, por meio do aperfeiçoamento de seus costumes. Muito se tem feito em nossa Augusta Loja para que o homem se torne melhor, mais culto, mais digno de ter sido criado à imagem e semelhança do Grande Arquiteto do Universo.

Tenho a nítida impressão de que o trabalho demonstrado pela Augusta e Respeitável Loja Simbólica Antônio Francisco Lisboa – Benfeitora da Ordem, orgulha o Maçom e a Maçonaria do Distrito Federal, ultrapassando fronteiras e legando a nós, sucessores, uma enorme responsabilidade, não só pelo culto do passado, como pelas iniciativas do presente e as projeções do futuro.

Assim, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Antônio Francisco Lisboa tem a honra de aportar em seu quadro, ao mesmo tempo uma nova geração de Maçons, que dão novo impulso às atividades maçônicas, e a sabedoria dos nossos Irmãos mais antigos de ordem que, pela expressão de seu exemplo e pelo vigor de seu trabalho tenaz já demonstrado, nos ajudam a conduzir nossa nau sempre a um porto seguro.

Nosso trabalho atualmente, e principalmente neste momento da história que vive o Brasil e o mundo, deve ser muito mais intenso fora deste templo.

Uma vez que nós Maçons temos o privilégio de passarmos por iniciações sucessivas nos graus da escada de Jacó, que nos mostram um universo de ensinamentos, temos o DEVER de levar ao mundo profano nossos valores, ética e filosofia maçônica. Seja dentro de nossa família, para nossos amigos, para nosso ambiente de trabalho, ou para qualquer outra célula de nossa sociedade que façamos parte.

Por isto meus Irmãos, encaro com muita seriedade o desafio que hoje vocês me confiam nas mãos e que tenho a honra de assumir. Cito aqui uma expressão de Castro Alves, “Sou pequeno, mas só fito os Andes”. O Irmão que vocês elegeram não tem a pretensão de ser o melhor. São modestas suas palavras. É humilde sua pessoa.

Mas o Venerável Mestre que hoje se empossa só fita os Andes, porque a investidura que hoje lhe é transmitida, o transforma no mais importante dos homens. Dirigir a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Antônio Francisco Lisboa deve enriquecer qualquer Maçom do mais sadio orgulho e da mais alta responsabilidade.

Quando se fala, não é o homem que usa a palavra, mas o Irmão detentor do cargo. Quando se age, não é a pessoa que está agindo, mas o Irmão investido da distinção. O Venerável Mestre não erra, quem erra é o Irmão, um simples ser humano que ocupa o cargo.

Assim, peço-lhes já de antemão, que meus erros sejam cobrados do Irmão, e que creditem meus acertos à Augusta e Respeitável Loja Simbólica Antônio Francisco Lisboa.

Meus sinceros e profundos agradecimentos a todos aqueles irmãos que, tenho a felicidade de tê-los ainda aqui fisicamente presentes, representados em especial aos Irmãos Carlos Pereira da Silva Neto e Estefano Madjarof, respectivamente Venerável Mestre e Mestre de Cerimônias de minha Loja Mãe, a ARLS XX de Setembro, ao Oriente de São Paulo, à época da minha iniciação. Não menos importante, não poderia deixar de agradecer aos meus queridos Irmãos que me acolheram logo que cheguei em Brasília, representados pelos Irmãos Reginaldo Gusmão de Albuquerque e José Ricardo Filho, à época Grande Secretário da Guarda dos Selos do GODF e Venerável Mestre da ARLS Antônio Francisco Lisboa, respectivamente.

Presto ainda meus agradecimentos aos valorosos irmãos que me ensinam e me acompanham nos trabalhos dos Altos Corpos, mais especificamente os Corpos ligados à nossa querida Estrela de Brasília, Primaz de Brasília, subordinados à Delegacia Litúrgica do Distrito Federal.
Não poderia deixar de citar e prestar os meus agradecimentos aos Irmãos das outras duas Lojas Simbólicas que sou filiado, à ARLS José de Ribamar Guimarães de Sousa, n° 2656, ao Oriente de São Luís/MA e ARLS 20 de Setembro, n° 4346, ao Oriente de Brasília/DF; (sic) notem que 20 de setembro está muito ligado em minha caminhada maçônica, outrora em São Paulo, agora em Brasília. Muito obrigado meus amados irmãos, vocês são muito importantes na soma de esforços para levantarmos Templos à virtude e cavarmos masmorras ao vício.

Minha reverência e agradecimentos à minha amada esposa Jackeline, minha mãe Maria de Lourdes, minha filha Mariana, meu filho e irmão Rafael Trinca, hoje presente na Sessão, meus enteados André e Hugo e meus familiares, que compreenderam e ainda compreendem minha missão e que sempre estão prontos a me apoiar. Obrigado meus amados.

Me perdoem os Irmãos que não citei, pois, ocuparia a maior parte dessa fala, são muitos os irmãos, aos quais farei os agradecimentos pessoalmente no momento oportuno.

Quero também render minhas homenagens e prestar meus agradecimentos, ao meu querido pai Nazareno Trinca (em memória), que embora não fosse iniciado, era um maçom e não sabia, seus ensinamentos ecoam em meus pensamentos todos os dias. Em memória, homenageio e agradeço também, os meus padrinhos na Ordem, os Irmãos Nércio Stecca da ARLS XX de Setembro, Oriente de São Paulo e Antônio Henrique Monteiro Nascimento da ARLS Aurora de Brasília, Oriente de Brasília, este último me apresentou ao então Grão Mestre do Grande Oriente do Distrito Federal, que me encaminhou ao então Grande Secretário da Guarda dos Selos.

Todos os citados, bem como vocês, meus irmãos, vêm ao longo de minha caminhada na maçonaria, dando-me exemplos de amor e dedicação à Ordem, de simplicidade, serenidade, humildade e simpatia.

Meus queridos Irmãos da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Antônio Francisco Lisboa, o trabalho nos aguarda, ou melhor, a continuidade do trabalho nos aguarda.

Para citar algo sobre o que já foi feito nesta Augusta Loja precisaríamos de horas, quem sabe dias, e a intenção deste Venerável Mestre nesta tarde não é esta, mas devemos sim render as maiores homenagens a todos que nos antecederam, pois sem o trabalho destes, não estaríamos aqui hoje.

Nossa obra será aquilo que mais gostamos e pelo qual sempre lutamos: A ritualística à luz da verdade histórica. Vamos reconstruir estas verdades, ditas a milênios e que é refletida nos ensinamentos de nossos rituais, usos e costumes.

Inciativa não há de nos faltar para que possamos legar aos nossos sucessores em geral e em particular ao meu filho e Irmão Rafael Trinca, a certeza do dever cumprido.

A este momento se impõe uma reflexão que eu já confidenciei com alguns irmãos. Sempre estamos buscando saber de onde viemos, para onde vamos, mas o mais importante é sabermos qual é nosso dever neste mundo, ou seja, aprender, aprender e aprender, pois, somos eternos aprendizes!

Talvez neste século estejamos passando por momentos de maior apreensão. Mas estejam certos meus Irmãos, jamais faltarão forças para nós Maçons no sentido de estamparmos nossa liderança em todas as questões que nos forem impostas e tudo faremos para que estas atribuições não maculem a vanguarda de nossa Ordem no seio da sociedade.

Reitero: Os homens passam, mas nossa Ordem e nossa Augusta Loja devem permanecer cada vez mais engrandecidos e fortalecidos!

Vamos fazer de nossa passagem por este veneralato, um porto de fé, de trabalho, de cultura, mas que façamos antes de qualquer coisa, um ancoradouro de simplicidade, de humildade, muita boa vontade e auxílio mútuo entre cada membro desta administração.

Que cada um de vocês tenham a consciência de que são individualmente o braço direito do Venerável Mestre. Que cada um de vocês consigam descobrir interiormente qual é o seu dever, e que não esperem minha iniciativa para que possam realizar algo que se mostre necessário, pois, não existe trabalho isolado. O que é bom para mim pode não ser bom para nós. Somos um corpo aonde cada irmão é uma célula que tem sua função específica. De minha parte, vocês sempre encontrarão o espírito de fraternidade, o encorajamento para novas conquistas e o crescimento como seres humanos através da escalada em nossa escada de Jacó que não termina no trigésimo terceiro degrau! Mas espero que o trabalho de cada um, se reflita na conquista de um todo. A maior virtude do líder é o crescimento gradativo de seus liderados para que um dia estes também possam liderar. O que sinceramente espero é que esta máxima esteja correta.

Meus queridos irmãos: agradeço a cada um de vocês pela confiança em mim depositada. Rogo ao Grande Arquiteto do Universo que nos ilumine a todos e que me dê forças para realizar com decência e honradez este desafio.

A importância de uma obra maçônica não se avalia pelo seu poderio econômico ou pela suntuosidade de um templo, mas pelo quilate moral, pela simplicidade e humildade dos integrantes de seu quadro, dentro e fora dos templos maçônicos. Que esta frase fique gravada no coração de cada irmão.

Por fim, friso que acima de tudo temos que conhecer nosso dever. Se vamos fazer um bom trabalho, só o tempo irá nos dizer. E assim agindo, nada de novo estaremos fazendo, a não ser dando continuidade ao que vem sendo feito ao longo dos quase trinta e cinco anos nesta Augusta Loja.

Que o Grande Arquiteto do Universo possa orientar-me para que eu suceda a contento todos aqueles que já dirigiram esta Augusta Oficina.
Brasília, 15 de junho de 2019 (E∴V∴)

Fabio Luis Trinca

Fabio Luis Trinca – MM. Grande Inspetor Geral da Ordem. CIM 276.500. VM da ARLS Antônio Francisco Lisboa n° 3793 – Oriente de Brasília. Gerente na Organização das Cooperativas Brasileiras.
Marcadores: #Maçonaria. #Aleijadinho. #Discurso de Posse #Brasil
Postagem: www.unidosporbrasilia.com.br/Aleijadinho - 17/06/2019.

 

 

Comentários

 logo-esoteric-mundi

Agenda

Outubro 2019
D S
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

Contador de Acessos

Brasília

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

Facebook

Desenvolvimento, Hospedagem e Manutencao por IBS WEB .'.