OS FILHOS DA VIÚVA

OS FILHOS DA VIÚVA

Por Luiz Gonzaga da Rocha

Os filhos da Viúva

Os “Filhos da Viúva” são os maçons. A “Viúva” é a própria Maçonaria. Estas misteriosas denominações já foram objeto de numerosas pesquisas. Persigout julgou que a “Viúva” seria “a natureza sempre virgem” da qual todos os maçons são seus “Filhos”. Geralge referia-se aos maçons como “Filhos da Viúva” no intuito de lembrar a “viuvez da mãe de Hiram”, entendendo que os maçons são irmãos do “Mestre Sacrificado”. Outros dizem que a “Viúva” é Isis, a “Grande Viúva” de Osíris, porque a exemplo dos maçons que partiram à procura dos restos mortais do Mestre Hiram, Ísis também partiu em busca dos membros dispersos do esposo. De acordo com esta última explicação, poderíamos concluir, como fez Ragon, dizendo que Hiram, tornado lendário na Maçonaria, é Osíris (o Sol), a sua viúva é a Loja (emblema da Terra) e Órus, o filho do Sol, da Luz e da Terra é o Maçom “filho da viúva Isis”. Confessamos admirar a sutileza desta explicação. Contudo, muitas outras interpretações do símbolo não são menos sutis. Geuilleman de Saint-Victor, por exemplo, pretendeu que após a morte de Hiram os Mestres cuidaram da “Viúva de Nephtali”, sua progenitora, como se fossem seus filhos. Plantagenet, a nosso ver, mostrou-se não menos sagaz, quando escreveu: “somos todos filhos do mesmo pai, Hiram, e ficamos solidários na defesa de sua viúva, a Franco-Maçonaria”.
Para outros autores, pertinazes em sua pretensão de ligar indubitavelmente a Franco-Maçonaria à Ordem dos Templários, como se essa fosse “filha” daquela. A Maçonaria ficou viúva desde o dia em que Jacques de Molay pereceu na fogueira. Mas, então, se ficou “viúva” é porque era antes “esposa” e não “filha” do Grão-Mestre dos Templários. Assim, tal explicação parece-nos não proceder. A palavra viúva vem do latim “vidua” que significa “vazio, privado de”. Neste caso, “vazio” tem o sentido de “espaço”. Logo, os “Filhos da Viúva” seriam os “Filhos do Espaço” e como o espaço simboliza a Liberdade, os maçons seriam também “Filhos da Liberdade”. Por outro lado, a viúva caracteriza-se pelo véu preto e simboliza, portanto, as “Trevas” inerentes ao Espaço. Por isso, os maçons são simultaneamente “Filhos da Viúva”, “Filhos da Liberdade” e “Filhos da Luz”, porque, no mundo das trevas, da ignorância, do fanatismo e da escravidão, eles se manifestam como “Filhos da Liberdade” e “Filhos da Luz” Portanto, não é ser pretensioso denominar os maços de “Filhos da Luz”, já que o termo simboliza a “iluminação da mente” e a maçonaria pugna contra o obscurantismo moral, intelectual, social e cultural dos seus membros.
Há, ainda, outra explicação, menos esotérica, porém não menos plausível, e, portanto, igualmente valiosa. Carlos II, rei da Inglaterra exilado, foi recebido pelo maçom aceito. Sua qualidade de filhos de Carlos I, degolado por Oliver Cromwell, fazia-o também “filho da viúva”. Assim, os maçons, irmãos de Carlos II, tornaram-se, também, “Filhos da Viúva”. As expressões “Filhos da Viúva”, “Filhos do Espaço”, “Filhos da Liberdade” e “Filhos da Luz” dizem respeito, portanto, a todos os maçons.

Capturar

Luiz Gonzaga Rocha - 33, Membro Efetivo e Fundador da ARLS Antônio Francisco Lisboa nº 24 (hoje nº 3793), Benemérita da Ordem, fundada em 21 de junho de 1985. O Presente artigo foi publicado no Jornal “O Aleijadinho” nº 26, que circulou em junho de 1999.
Marcadores: #Maçonaria. #Filhosdaviúva #Aleijadinho #Brasília #Brasil
Postagem: www.unidosporbrasilia.com.br/aprendiz - 25/01/2019.

Comentários

 logo-esoteric-mundi

Agenda

Junho 2019
D S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6

Contador de Acessos

Brasília

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

Facebook

Desenvolvimento, Hospedagem e Manutencao por IBS WEB .'.