O ENTUSIASMO MAÇÔNICO

Por Luiz Gonzaga Rocha

O ENTUSIASMO MAÇÔNICO

Os gregos chamavam ao entusiasmo “Deus Interior” e nos vamos dizer que o entusiasmo “é um estado de espírito que inspira e incita o indivíduo à ação”. O entusiasmo é responsável pelas grandes façanhas da humanidade. Ele é, em relação ao ser humano, a força motora vital, sem o qual seremos como uma bateria elétrica sem eletricidade.
O homem iniciado maçom precisa sentir-se entusiasmado consigo mesmo e com a Maçonaria. Precisa ter sempre em mente que ele “é um farol” dos princípios da Maçonaria Universal e que a sua missão maior é a de superar-se espiritualmente, de modo a desvencilhar-se dos sentimentos de materialidade, principalmente dos sentimentos de avareza, ciúme, vingança, intolerância, egoísmo, suspeição, desonestidade, desejo sexual descontrolado e outros sentimentos similares que a sua mente possa conceber.
Estejamos alertas. Quando percebermos que em um Irmão o Entusiasmo se “esvazia” e que “os seus atos calam as suas boas intenções”, que abatem-se o ânimo, fecham-se os olhos e ouvidos para o ideário maçônico e, que o processo evolutivo que crescia dentro dele começa a definhar e a retomar o caminho da prevalência da matéria sobre o espírito, relegando os postulados maçônicos, ausentando-se das sessões ritualísticas e do contato com os irmãos. Não esperemos mais, é hora da aplicação do “tratamento do entusiasmo maçônico”. Procuremos injetar “doses maciças de entusiasmo em nosso irmão”. Não abdiquemos de prestar nosso auxílio e de correr em seu socorro – uma palavra, no momento certo, pode valer mais que um milhão de cifrões – oferecendo-nos para servir com franqueza de propósitos e com o entusiasmo maçônico estampado em nosso semblante.
Lembremo-nos de que as grandes realizações são sempre fruto de grandes sacrifícios e nunca o resultado do egoísmo. Por fim, lembremo-nos de que a sugestão é o princípio por meio do qual as nossas palavras perpassam-nos e os nossos atos e até mesmo o nosso estado de espírito influenciam as outras pessoas.
Maçons Alerta....

Capturar

∗Luiz Gonzaga Rocha - 33, Membro Efetivo e Fundador da ARLS Antônio Francisco Lisboa nº 24 (hoje nº 3793), Benemérita da Ordem, fundada em 21 de junho de 1985. O Presente artigo foi publicado no Jornal “O Aleijadinho” nº 02, que circulou em dezembro de 1996.
Marcadores: #Maçonaria. #Entusiasmo #Aleijadinho #Brasília #Brasil
Postagem: www.unidosporbrasilia.com.br/aprendiz - 27/11/2018.

Comentários

 logo-esoteric-mundi

Agenda

Junho 2019
D S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6

Contador de Acessos

Brasília

Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

Facebook

Desenvolvimento, Hospedagem e Manutencao por IBS WEB .'.